Porto Brasil Sul será instalado em São Francisco do Sul (?!)- Tudo veio a tona de surpresa

Porto Brasil Sul (PBS), será instalado na região da Ponta do Sumidouro, Praia do Forte, em São Francisco do Sul
O local será um dos maiores portos multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada em 20 milhões de toneladas/ano.
O projeto foi desenvolvido como um porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe New Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para 18 mil TEUs.
O empreendimento irá impulsionar a economia da região e gerar 3 mil empregos (?!). Este número é fruto de análise feita por especialistas de mercado.
O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de EIA/Rima estão em análise pela Fundação de Meio Ambiente (Fatma). Até a realização da audiência pública, etapa fundamental e obrigatória para o licenciamento, o empreendimento está sendo apresentado para a comunidade, em reuniões de esclarecimento.
O Porto Brasil Sul entrará em operação após a construção de novos acessos na região do Forte e Sumidouro, inclusive proporcionando novas alternativas de mobilidade aos moradores naque região.
O projeto prevê acesso ao Porto a partir do entroncamento com a BR-280. “Será uma rodovia duplicada, com pavimentação asfáltica e ciclovia para beneficiar toda a comunidade”, indica. Também já existem negociações para ampliação do ramal ferroviário (?!) até o futuro Porto Brasil Sul, dizem os empreendedores. 
Na navegação transoceânica de contêineres, a lógica, por questões de geografia e redução de custos, é que os grandes navios provenientes da Ásia entrem pelo Sul do País – e o primeiro grande porto de águas profundas será o PBS.

Será que precisamos mesmo de mais um Terminal ou de mais infraestrutura com foco no Turismo na Ilha de São Francisco?